UNICENTRO 2011

É difícil manter as moléculas de oxigênio livres, apesar de ele ser o terceiro elemento mais abundante do Universo, formado nas fornalhas densas no interior das estrelas. Isso porque o oxigênio é extremamente reagente e pode formar compostos com quase todos os elementos da tabela periódica. Então como a Terra acabou com uma atmosfera composta por praticamente 21% desse gás? A resposta está nos minúsculos organismos conhecidos como cianobactérias ou algas azuis. Esses micro-organismos realizam a fotossíntese utilizando luz solar, água e dióxido de carbono para produzir carboidratos e, também, oxigênio. Na verdade, até hoje, todas as plantas da Terra contêm cianobactérias — conhecidas como cloroplastos — que participam da fotossíntese.

(BIELLO, D.Cianobactérias garantem oxigênio na Terra. Revista Scientific American Brasil. 3 nov 2009. Disponível em:. Acesso em: 31 jul. 2010.).

 

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos acerca do processo fotossintético, é correto afirmar, exceto:

Escolha uma das alternativas.