UNICENTRO 2011

Não é exagero afirmar que o espaço geográfico contemporâneo é resultado, em boa medida, das transformações promovidas pela Revolução Industrial, em suas diferentes etapas. E o modo de vida atual é reflexo, direta ou indiretamente, das inovações da tecnologia industrial.

LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003.

 

Em relação ao processo de industrialização mundial, identifique as afirmativas verdadeiras.

 

I. As indústrias tradicionais se instalaram em áreas que ofereciam a melhor combinação possível de fatores necessários à produção.
II. A disponibilidade de mão de obra abundante e barata é fundamental em países de industrialização clássica, tendo em vista a grande competitividade entre as empresas.
III. O desenvolvimento da industrialização da região do Vale do Silício, um poderoso tecnopolo, foi impulsionado, principalmente durante a Guerra Fria, em função da corrida armamentista e aeroespacial.
IV. O setor industrial brasileiro tem sofrido forte queda de produção, decorrente do grande número de multinacionais no país e ausência da política de substituição de importações, o que tem resultado em um maior índice de desemprego, em todos os setores da economia.

 

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

Escolha uma das alternativas.