UNICENTRO 2013

A ideia de que os seres vivos podiam surgir por outros mecanismos além da reprodução foi muito difundida na antiguidade e ficou conhecida como teoria da geração espontânea ou teoria da abiogênese. A queda desta teoria teve início na década de 1860 com os experimentos de Louis Pasteur, o que levou a uma nova questão: se os seres vivos não provêm da matéria inanimada, como surgiram na Terra pela primeira vez? Sobre este tema, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.

 

I. Nos experimentos de Pasteur o caldo nutritivo do frasco com “pescoço de cisne” manteve-se livre de microrganismos, mas se o gargalo fosse quebrado surgiam novos microrganismos no caldo, comprovando que os microrganismos eram trazidos pelo ar.

II. Atualmente uma das teorias para explicação da origem da vida é a panspermia que considera que a vida na Terra se originou de seres vivos ou substâncias precursoras de vida provenientes de outros locais do cosmo.

III. A teoria da evolução química admite que a vida surgiu como resultado de um processo de evolução química, em que compostos inorgânicos se combinaram originando moléculas orgânicas relativamente simples, que por sua vez se combinaram e formaram moléculas complexas com capacidade de se autoduplicar e realizar metabolismo, sendo os primeiros seres vivos.

IV. A teoria moderna da abiogênese admite que, ainda hoje, nos ambientes extremos do globo terrestre existem condições capazes de originar a vida a partir de compostos inorgânicos, sendo estes os locais mais propícios para o surgimento de novas espécies.

Escolha uma das alternativas.