Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Filosofia

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2013

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

( ) Entre os modernos, Marx e Engels exerceram a ironia em seu trabalho teórico. A ironia torna-se instrumento para desmistificar o modo de pensar alienado, a fim de descobrir a verdade subjacente à ordem instituída, a verdade dos oprimidos explorados e emudecidos, que mantém a sociedade em funcionamento com o fruto de seu trabalho.

( ) Machado de Assis, ao criar o personagem Brás Cubas, busca, por meio da ironia, criticar a elite burguesa carioca. Ao contrário de Sócrates, que não gozava de imunidade literária, para Brás Cubas essa imunidade não é suficiente, pois somente a morte é que lhe permite falar livremente de si e dos vivos, fazendo pouco caso do julgamento desses últimos.

( ) Montaigne, filósofo do século XVI, ao afirmar que “nem ele nem ninguém saberá nada de certo” aplica a ironia no contexto do ceticismo. Contrapõe-se às certezas da escolástica decadente e à intolerância de um período de lutas religiosas, analisando em seus Ensaios a influência de fatores pessoais, culturais e sociais na formação das opiniões.

( ) O pensamento cético pode ser encontrado tanto em Protágoras, cujas proposições relativizam todo conhecimento, como na proposição socrática “só sei que nada sei”, indicando o quanto, para Sócrates, não há certeza a respeito do conhecimento da natureza.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login