UNICENTRO 2013

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

( ) O positivismo inicia-se no século XIX com Auguste Comte, para quem a humanidade atravessa três etapas progressivas, indo da superstição religiosa à metafísica e à teologia, para chegar, finalmente, à ciência positiva, ponto final do progresso humano.

( ) Comte, herdeiro das ideias do filósofo inglês Thomas Hobbes, dirá que o homem não é sociável por natureza, mas sim por artifício. Sendo partidário de uma visão individualista e liberal, propõe o estudo científico da sociedade: assim como há uma física da Natureza, a sociologia deve estudar os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências naturais.

( ) A concepção positivista não termina no século XIX com Comte, mas será uma das correntes mais poderosas e influentes nas ciências humanas em todo o século XX.

( ) A sociologia positivista, iniciada por Comte e desenvolvida como ciência pelo francês Emile Durkheim, estuda a sociedade como fato, afirmando que o fato social deve ser tratado como uma coisa, à qual são aplicados os procedimentos de análise e síntese criados pelas ciências naturais.

( ) O positivismo, herdeiro direto do cartesianismo, insiste no dualismo corpo-consciência, segundo o qual o homem é um ser duplo, composto de uma substância pensante e uma substância extensa. Assim como Descartes, o ponto de partida de Comte é converter a dúvida em método e, dessa forma, instituir o campo de atuação da sociologia: estudar a substância extensa enquanto fato social, isto é, do ponto de vista empírico.

Escolha uma das alternativas.