Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2013

Leia o texto a seguir.

Os dois lados tentaram vencer pela tecnologia. Os alemães – sempre fortes em química – levaram o gás venenoso ao campo de batalha, onde ele se revelou ao mesmo tempo bárbaro e ineficaz. Os britânicos foram pioneiros nos veículos blindados de esteira, mas seus generais, não muito brilhantes, ainda não haviam descoberto como usá-los. Ambos os lados usaram os novos e ainda frágeis aeroplanos. A única arma tecnológica que teve um efeito importante na guerra em 1914-1918 foi o submarino, pois os dois lados, incapazes de derrotar os soldados um do outro, decidiram matar de fome os civis do adversário. Parecia factível estrangular as linhas britânicas mediante uma guerra submarina cada vez mais implacável contra os navios.

(Adaptado de: HOBSBAWN, E. J. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1991. Trad. de Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1994. p.35-36.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Uma das características da Primeira Guerra Mundial foi o uso de novas tecnologias baseadas na crescente industrialização das nações em conflito.

( ) Foi uma guerra caracterizada pelos amplos movimentos das forças blindadas e morte indiscriminada de civis.

( ) Os alemães conseguiram vencer a guerra graças ao uso de submarinos e ao uso do gás venenoso.

( ) A segunda fase da Primeira Guerra Mundial caracteriza-se pelo estabelecimento de tropas entrincheiradas nas frentes de batalha.

( ) A Primeira Guerra Mundial permaneceu, durante longo período, sob um impasse graças ao equilíbrio de forças e armas de ambos os lados.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Escolha uma das alternativas.