UNICENTRO 2013

Um dos grandes desafios enfrentados pela filosofia da ciência é o de formular um critério que permita distinguir as construções da ciência das especulações metafísicas e dos posicionamentos ideológicos. Sobre a verificabilidade como critério de cientificidade, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

( ) A possibilidade de verificação costuma ser encarada como condição necessária e suficiente para que uma asserção receba o status de científica. “Ser verificável” significa ser científico.

( ) Se uma proposição é verificável pode receber um valor-de-verdade à luz da experiência atual ou potencial. Se não é possível especificar que evidência, e em que quantidade, enseja caracterizar uma afirmação como verdadeira ou, na pior das hipóteses, como provável, então não é verificável.

( ) Enunciados singulares (“Este objeto é metal e conduz eletricidade”) e existenciais (“Alguns objetos são metais e conduzem eletricidade”) podem ser conclusivamente verificados. No primeiro caso, basta constatar que se trata efetivamente de metal e em seguida comprovar que conduz eletricidade. No segundo, especificar de modo claro o conjunto coberto por “alguns” para checar se cada um dos abrangidos ostenta ou não o atributo a ele aplicado.

( ) Enunciados de universalidade categórica não tem como ser cabal e conclusivamente verificados com base num conjunto finito de dados observacionais. Desse modo, a verificabilidade não se credencia a emitir parecer definitivo a respeito desse tipo de enunciado.

( ) A possibilidade de verificação costuma ser encarada como a condição necessária, ainda que não suficiente, para que uma asserção possa aspirar ao status de científica. “Ser verificável” é pré-condição para ser científico. Mas isso não basta.

Escolha uma das alternativas.