UNICENTRO 2014

A delinquência acadêmica se caracteriza pela existência de estruturas de ensino onde os meios (técnicas) se tornam fins, os fins formativos são esquecidos; a criação do conhecimento e sua reprodução cede lugar ao controle burocrático de sua produção como suprema virtude, onde “administrar” aparece como sinônimo de vigiar e punir – o professor é controlado mediante critérios visíveis e invisíveis de nomeação; o aluno, mediante os critérios visíveis e invisíveis de exame. Isso resulta em escolas que se constituem em depósitos de alunos, como diria Lima Barreto em Cemitério de Vivos.

(TRAGTENBERG, M. Sobre educação, política e sindicalismo. v.1, 2.ed. São Paulo: Cortez, 1990. p.15.)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os problemas da educação, considere as afirmativas a seguir.

 

I. A disciplina e a vigilância aplicadas aos professores e estudantes pela instituição educacional têm produzido bons resultados para a educação.

II. O controle e as punições na educação têm intimidado a capacidade criativa e crítica tanto de professores quanto de estudantes.

III. Os professores e estudantes são avaliados pelos critérios da produtividade sem ser considerada a qualidade da produção acadêmica.

IV. Um dos grandes problemas da educação é sua transformação em mercadoria na sociedade capitalista.

 

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.