UNICENTRO 2014

A estética em filosofia traz conceitos em torno do belo e da arte, resultando em reflexões que atravessam a história da humanidade. 

 

Com base nessa afirmativa, relacione os pensadores, na coluna superior, com a concepção que ele desenvolveu, na coluna inferior.


(I) Platão (427-347 a.C.)
(II) Aristóteles (385-322 a.C.)
(III) Immanuel Kant (1724-1804)
(IV) Friedrich Nietzsche (1844-1900)
(V) Herbert Marcuse (1898-1979)

 

(A) Detecta na arte uma ameaça inseparável de seu próprio modo de operar e proceder, pois os prazeres que proporciona destroem as condições de acesso ao conhecimento verdadeiro.

(B) A arte é um domínio bem particular e isto porque, em vez de desembocar no reino dos fins e do conhecimento da natureza, desemboca em um domínio próprio da liberdade.

(C) A arte é o fundamento do mundo e isso se justifica graças ao caráter criativo do nosso intelecto, que nos envolve e nos prende a todos em uma perpétua ilusão presente nas formas.

(D) A arte, contra todo o fetichismo das forças produtivas e da escravidão dos indivíduos, representa o objetivo de todas as revoluções: a liberdade e a felicidade dos indivíduos.

(E) No que toca à arte, a função catártica opera uma transformação das emoções humanas e essa transformação é algo mais importante que a expressão dos próprios valores da moralidade.


Assinale a alternativa que contém a associação correta.

Escolha uma das alternativas.