Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2014

A palavra arte vem do latim ars, equivalente do grego tekhné, significando técnica, profissão, um saber fazer, no entanto hoje corresponde, mais frequentemente, às belas-artes e toma este sentido da filosofia estética.

 

Quanto à noção de belas-artes, relacione as diferentes épocas históricas, na coluna superior, com as
ideias correspondentes a cada período, na coluna inferior.

 

(I) Idade Antiga.
(II) Idade Média.
(III) Renascimento.
(IV) Iluminismo.
(V) Idade Moderna.

 

(A) As belas-artes ganharam especial atenção nessa época, haja vista a enciclopédia de Diderot e de d’Alembert, que passou a distinguir claramente o que diferencia as ciências, as artes e os ofícios.

(B) Inexiste palavra para dizer as belas-artes. Nessa época, toda arte é vista como um mero saber fazer manual, mediante uma técnica específica, e o artista é aquele artesão que produz o belo.

(C) Nessa época, distinguem-se tanto as artes mecânicas quanto as artes livres e belas, e estas últimas são aquelas dignas de ocupar o tempo desprovido de tarefas bem como os prazeres dos homens.

(D) Nesse momento, as belas-artes encontram na figura do artista a sua realização. Se, para o artesão, as ideias precedem e regram as execuções, no caso do artista, as ideias lhe vêm à medida que as executa.

(E) Nesse período, as belas-artes se fazem tardiamente presentes, coincidindo, em um sentido muito particular, com as artes liberais, uma vez que, nestas, o belo recebeu a qualificação de livre.


Assinale a alternativa que contém a associação correta.

Escolha uma das alternativas.