Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2014

Com o aparecimento da ciência, a humanidade deparou-se com um fenômeno que o pensador Max Weber convencionou chamar de “desencantamento do mundo”, a partir do qual a natureza, bem como a realidade humana, desprendendo-se do sagrado, começa a sofrer intervenções que vão desde a dissecação dos corpos para os fins da medicina, no início da época moderna, até as situações que nos são mais próximas, como a inseminação artificial, a clonagem, os transgênicos, as células tronco etc. Considerando essas questões, próprias das transformações ocasionadas pelo advento da ciência, da técnica e da tecnologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

 

( ) A filosofia, no século XIX, demonstrou desconfiança com o aparecimento dos avanços técnico-científicos, pois, através de seus processos, ter-se-ia um domínio e um controle arbitrários com relação à natureza, à sociedade e à realidade dos indivíduos.

( ) A filosofia, no século XX, passou a ver com entusiasmo tudo quanto a ciência, através do seu progresso, proporcionou, incluindo o fato de que, com suas contribuições, seria possível sanar definitivamente os problemas enfrentados pela humanidade.

( ) No processo histórico de desenvolvimento científico-tecnológico, muita coisa foi desenvolvida visando o incremento da vida de certas pessoas, e isso porque, em vez da promoção humana, o que vem a ocupar o centro dos valores é, sobretudo, a utilidade.

( ) Para a filosofia, o problema da ciência é que, ao invés de cumprir seu papel de perseguir o desenvolvimento e a projeção de si mesma, busca, ao contrário, respostas para os problemas do ser humano em um mundo que sempre se caracterizou por ser adverso.

( ) Se o ser humano é colocado como valor fundamental de escolhas, a ciência e a tecnologia podem permitir ações antes impossíveis. Assim, os avanços tecnológicos possibilitariam hoje uma prática democrática direta que, historicamente, nunca foi possível.

 

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Escolha uma das alternativas.