UNICENTRO 2014

No debate sobre o mundo do trabalho, é fundamental refletir sobre a organização da produção proposta por Frederick Taylor (Taylorismo) e por Henry Ford (Fordismo), enquanto processos de trabalho no capitalismo. Essas formas de produção predominaram até meados do século XX, principalmente no ocidente. Com base nos conhecimentos sobre trabalho, produção e classes sociais, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

 

( ) Taylorismo e Fordismo estão associados à produção em massa de produtos estandardizados e escoados em mercados em expansão. O capitalismo encontrou em Frederick Taylor e, mais tarde, em Henry Ford, as soluções para um maior controle na produção e na vida social dos trabalhadores.
( ) São características do Taylorismo a vigilância dos trabalhadores, a utilização de cronômetro para controle do tempo gasto para determinada função, a divisão e hierarquização do trabalho e o estímulo ao desempenho individual com salários e prêmios por produção.
( ) O Taylorismo e o Fordismo tinham como objetivo o aumento da produtividade e a redução de custos. Para tanto, Henry Ford implantou uma política de redução dos salários, ampliação da jornada diária e dos dias de trabalho por semana.
( ) Em relação ao Fordismo, pode-se dizer que a figura do homem-boi, criada por Henry Ford, representava o ser humano que se destacava pela força física e pela capacidade de refletir sobre o seu trabalho e a sua condição social.
( ) Nos modelos fordista e taylorista, não há a necessidade de o operário compreender todo o processo de produção, mas sim de se especializar em uma parte da linha de produção, cuja consequência seria a alienação do operário.

 

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Escolha uma das alternativas.