UNICENTRO 2014

O campo da ética em Filosofia, atendo-se à problematização das ações humanas, consiste, entre outros aspectos, no estudo dos valores da moralidade e da liberdade, bem como nas aproximações e nos distanciamentos entre paixão e desejo, razão e vontade. Nesse âmbito, foram vários os conceitos criados pelos pensadores com a finalidade de enxergar e problematizar as ações humanas por diferentes enfoques. Considerando essas informações e os conhecimentos sobre ética, relacione o filósofo, na coluna acima, com sua ideia no campo da ética, na coluna abaixo.

 

(I) Aristóteles (385-322 a.C.).

(II) Descartes (1596-1650).

(III) Espinosa (1632-1677).

(IV) Kant (1724-1804).

(V) Nietzsche (1844-1900).

 

(A) Do ponto de vista deste pensador, a utilidade mesquinha, bem como a referência a outrem como orientação de como se deve pensar, agir e valorizar, encontram-se distantes do que é potente e autêntico, pois, para ele, a vontade deve querer a si mesma.

(B) Na visão desse pensador, o único objetivo que o homem persegue é o bem, seja lá o que ele diga ou faça. Mesmo que pareça orientar- -se para fins imperfeitos, o que ele tem em vista é o bem supremo, fim absoluto, buscado por si mesmo.

(C) No modo de pensar deste filósofo, deve-se fazer um bom uso das paixões, e esse bom uso consiste em orientá-las em um sentido que seja vantajoso, ou segundo uma interação com pensamentos que facultem se modificar.

(D) Para este pensador, a ética abre caminho para uma libertação pelo conhecimento adequado. Assim, quando se aumenta o poder de conhecer, aumenta a alegria; diminuindo o poder de conhecer, diminui a alegria.

(E) Segundo este filósofo, a lei moral só pode ser representada na forma de imperativo categórico, ou seja, que se deve agir como se a regra de conduta devesse ser erigida pela vontade na lei universal da natureza.

 

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

Escolha uma das alternativas.