UNICENTRO 2014

O Holocausto foi o genocídio dos judeus durante a II Guerra Mundial. “O pensamento ideológico que estava por trás daquele terrível ato que exterminou cerca de 6 milhões de judeus, que não eram reconhecidos como seres humanos, era a ideia de superioridade da ‘raça ariana’ alemã. A perseguição e o extermínio dos nazistas alemães contra os judeus ficaram conhecidos na história como antissemitismo”.

(Adaptado de: SILVA, S. A. S. Diversidade Cultural Brasileira. Sociologia/vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006. p.142.)

 

Na obra A Ideologia Alemã, manuscrito redigido por Karl Marx e Friedrich Engels, os autores apresentam alguns componentes básicos acerca do conceito de Ideologia. Com base nos conhecimentos sobre essa obra, considere as afirmativas a seguir.

 

I. A ideologia atua como consciência falsa da realidade, porém consciência necessária aos homens em sua convivência e em sua atividade social.

II. Ideologia são as ideias da classe que domina uma sociedade, as quais influenciam toda a sua população, independentemente do grau de consciência.

III. O pensamento de Marx e Engels evidencia que as nossas escolhas estão ligadas à ideologia, ou seja, aos nossos próprios ideais, independentemente dos interesses daqueles que dominam a sociedade.

IV. É um sistema de pensamento neutro, pois não influencia na legitimação ou manutenção da ordem social existente, ou para a sua transformação.

 

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.