Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2014

Segundo Lipovetsky (1996), a moral pode ser analisada sob a perspectiva de três fases, a primeira é a mais longa e diz respeito à moral teológica, muito influenciada pela Instituição Religiosa. A verdade moral é revelada por Deus, através da Bíblia. Sem a revelação e as sanções post-mortem, a moral é impossível. Com o Iluminismo, surge a segunda fase da moral, essa busca a independência frente aos dogmas instituídos pela Igreja. Suas bases são racionais e não mais a fé. A terceira e mais recente fase da moral é a que o autor denomina de pós-moralista. Essa fase é caracterizada pela influência da sociedade sobre o indivíduo no intuito da satisfação dos desejos e na busca do bem-estar individual. Considerando-se as informações do texto, analise as proposições a seguir:

I. O autor estabelece três fases de desenvolvimento da moral, evidenciando suas características próprias de cada época, não emitindo qualquer juízo de valor.

II. A segunda fase descrita por Lipovetsky corresponde à aceitação indiscriminada dos dogmas e os mandamentos instituídos pelas autoridades eclesiais.

III. A terceira fase diz respeito à atual conjuntura social, o individuo de uma forma geral anseia pela realização de sua satisfação pessoal.

Marque a alternativa que indica as afirmações sem respaldo informativo:

Escolha uma das alternativas.