UNICENTRO 2014

Uma dificuldade em filosofia é defini-la genericamente, já que isso varia não apenas com relação a cada filósofo ou corrente, mas também com relação aos diferentes períodos históricos. 

 

Com base nessa afirmação, relacione os períodos históricos da filosofia, na coluna superior, com algumas das ideias desenvolvidas no seu desenrolar histórico, na coluna inferior.

 

(I) Filosofia Antiga (séc. VI a.C. ao VI d.C.).

(II) Filosofia Medieval (séc. VIII ao XIV).

(III) Filosofia da Renascença (séc. XIV ao XVI).

(IV) Filosofia Moderna (séc. XVII a meados do XVIII).

(V) Filosofia Iluminista  (meados do séc. XVIII ao começo do XIX).

 

(A) Nesta filosofia, o ser humano constitui-se o traço predominante, isto é, nela o homem é valorizado, colocado como centro do Universo, entendido como capaz e dotado de poder criador e transformador.

(B) Neste período da filosofia, os filósofos procuraram buscar em suas investigações o fundamento último de todas as coisas ou da realidade inteira, e a este tipo de reflexão a filosofia resolveu chamar posteriormente de metafísica.

(C) Para este tipo de filosofia, a natureza, as instituições sociais e políticas, como coisas exteriores, são conhecidas quando o sujeito do saber as representa intelectualmente segundo ideias demonstráveis.

(D) Segundo este tipo de perspectiva filosófica, o homem, fazendo uso do seu próprio entendimento, pode conquistar a
liberdade, bem como a justiça, no âmbito social e político, desde que se esforce para isso.

(E) Uma característica marcante desta filosofia foi o método por ela inventado para expor as ideias filosóficas, conhecido como disputa, em que os argumentos deveriam ser baseados no princípio de autoridade.

 

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

 

 

 

Escolha uma das alternativas.