UNICENTRO 2015

Leia o texto a seguir.

A democracia política triunfou ao mesmo tempo que a liberdade econômica e o comércio livre. No tempo de Péricles, Tucídides descrevia a democracia como um regime tendente a assegurar o equilíbrio harmonioso entre o interesse do indivíduo e o do Estado. De todas as partes, os partidos democráticos se voltaram para Atenas, que se apresentava como sua protetora.

(PIRENNE, J. H. Panorama da História Universal.Trad. de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973. p.58.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a democracia ateniense, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Diferentemente do que ocorreu na escravidão moderna, na democracia ateniense, os escravos eram detentores de direitos políticos semelhantes aos dos cidadãos.

( ) A democracia ateniense baseou-se em fundamentos, estruturas e organizações constituídas ao longo de períodos anteriores da história da Grécia; um exemplo é a formação das cidades-Estado, consolidadas já no final do período Arcaico.

( ) A autonomia da pólis é considerada fundamental para a organização política e social dos atenienses, que culminou na gênese daquilo que é chamado de democracia.

( ) Entre os fundamentos da democracia ateniense estão a igualdade diante da lei, o direito de receber honrarias por mérito pessoal, de apelar aos tribunais e às assembleias, de votar e de participar do governo.

( ) No seu efetivo desenvolvimento, a democracia ateniense era exercida pelos cidadãos, pelos libertos, pelas mulheres, pelos metecos e pelos escravos.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Escolha uma das alternativas.