Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Filosofia

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2015

Nas empresas, os acionistas não elegem seus representantes nem votam nas questões do dia a dia empresarial. Os acionistas, os legítimos donos da empresa, apesar de qualificados, sabem que não têm tempo para analisar cada um dos candidatos para administrar a empresa, e sabem que escolher “no tapa”, na semana anterior, não é uma boa decisão. Sabem também que não têm as competências necessárias para decidir quem seria o melhor administrador da “máquina” com todas as suas peculiaridades. Não se veem campanhas eleitorais nessas empresas, que não gastam fortunas em eleições, embora sejam justamente as que mais dinheiro teriam para isso. Nas democracias negativas, existe, sim, o direito de voto, mas se vota contra, daí o nome. Os acionistas têm o direito de chamar uma assembleia extraordinária a qualquer momento e demitir o presidente (mal) escolhido – o que acontece com frequência. Demite-se também o conselho que o escolheu. Outra característica da democracia negativa que poderíamos facilmente adotar é a obrigatoriedade de um mestrado em administração de todo candidato a um cargo executivo. Atualmente, a democracia legitima profissionais de outras áreas a exercer ilegalmente a profissão de administrador, quando deveria ser o contrário. Alguém que está disposto a ser prefeito ou governador por oito anos não tem desculpa para não estudar e se preparar por dois anos em um mestrado de administração.

(Adaptado de: KANITZ, S. As Vantagens da Democracia Negativa. Veja. Editora Abril. 2081.ed. ano 41. n.40. 8 out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2014.)

 

Sobre os pressupostos e implicações da aplicação do conceito de “democracia negativa” na política, defendida por Stephen Kanitz, considere as afirmativas a seguir.

 

I. A política, seguindo as teses defendidas no texto, transformar-se-ia em uma técnica, em um conhecimento prático.

II. Segundo Kanitz, a política deve se colocar acima dos diferentes interesses particulares.

III. O conceito de “democracia negativa” tem como pressuposto a ideia de que a política é a atividade que expressa a liberdade humana, ou seja, o campo para a criação de um “mundo”.

IV. O texto ilustra a tese de que a política limita-se à administração da vida em sociedade.

 

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login