UNICENTRO 2016

Relacione a região, na coluna de cima, com suas respectivas características, na coluna de baixo.

 

(I) Sul.

(II) Sudeste.

(III) Centro-Oeste.

(IV) Nordeste.

(V) Norte.

 

(A) Região com maior concentração de descendentes europeus, que adotaram um sistema de práticas agrícolas predominantemente intensivas voltadas para a exportação, com substituição da vegetação natural.

(B) Região de maior área territorial, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada heterogênea, hoje com extensas áreas devastadas e implantação de grandes projetos agroindustriais de exportação.

(C) Região que teve grande importância econômica e social na produção da cana- -de-açúcar, devido ao solo fértil com a presença de engenhos para a produção do açúcar mascavo e outros derivados para exportação.

(D) Região que exerce atração sobre as populações de áreas menos desenvolvidas. Apesar de ser a região do país com o maior número de escolas, melhor atendimento médico-hospitalar e o mais aperfeiçoado sistema de comunica- ções, apresenta significativas desigualdades entre seus estados e regiões.

(E) Região em que se concentra 40% da produção agrícola brasileira, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem 9,3% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é a segunda maior região em extensão territorial.

 

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

Escolha uma das alternativas.