Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIFENAS 2017

Analise os conceitos ecológicos abaixo:

(  ) O cipó chumbo é uma planta provida de raízes especiais, os haustórios ou raízes sugadoras, que penetram no caule das plantas superiores (árvores e arbustos altos) até seu floema, de onde sugam a seiva produzida na planta hospedeira para se alimentarem. O cipó chumbo não tem folhas e suas células não possuem clorofila. O seu caule, fino, possui cor marrom (castanha) ou amarela. Portanto esse é um vegetal autótrofo e hemiparasita.

( ) A Erva de passarinho é agressiva, de caule hastado, extremamente flexível e longo, que se fixa à planta hospedeira e penetra na casca para extrair nutrientes. As folhas são alternas, ovadas, coriáceas, verde brilhante; as flores são dioicas, verdes; as sementes ficam aderidas ao tronco do seu hospedeiro pelo tempo necessário a sua germinação. No local onde germina emite uma raiz que perfura a casca e extrai água e nutrientes para seu rápido desenvolvimento. A planta e propagada pelos pássaros, muito eficazmente, e cobre totalmente a planta hospedeira, matando-a. Esse vegetal é holoparasita e heterótrofo.

( ) A herbivoria é um tipo de relação ecológica que ocorre entre certos animais e plantas. Nesta relação os animais ingerem partes da planta viva para seu alimento e nutrição. A planta então sofre prejuízo enquanto o animal obtém vantagem. Por isso é considerada uma relação ecológica negativa, já que há prejuízo para um dos seres participantes, neste caso a planta. Os insetos, exímios participantes da herbivoria, são muito importantes ecologicamente, por serem predadores, parasitas e indicadores da qualidade ambiental. Para evitar esse prejuízo sofrido pelas plantas, elas desenvolveram mecanismos de defesa contra predadores como a produção de toxinas, repelentes, espinhos, defesas físicas e químicas. Todas essas defesas são importantes para o vegetal, fazendo com que certas plantas sejam excluídas do cardápio dos animais.

( ) Forésia é o fenômeno pelo qual certos seres vivos se utilizam de outros como meio de locomoção. É o caso das cracas (crustáceos fixos), que se instalam em organismos móveis (moluscos gastrópodes, por exemplo), fixando-se sobre uma concha. Outro exemplo de forésia é a relação entre o mosquito-da-dengue (Aedes aegypti) e o vírus da dengue. O vírus utiliza o mosquito para o transporte mas não o prejudica, sendo uma relação neutra para o mosquito e positiva para o vírus da dengue. Portanto a forésia é uma relação harmônica e homotípica.

Indique V (verdadeiro) e F (falso) na sequência de cima para baixo:

Escolha uma das alternativas.