UNIFENAS 2017

Leia o fragmento a seguir

Brasil fica fora do Conselho de Segurança da ONU até 2033

Por não ter apresentado candidatura nos últimos anos, o Brasil ficará fora do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas até 2033. A última vez que o país ocupou uma das duas vagas rotativas no órgão destinadas à América Latina foi no biênio 2010-2011. (...).

Disponível em: http://novabrasilfm.com.br. Acesso em 18/03/2017.

Sobre o assunto, leia as inferências a seguir

I - O Conselho de Segurança (CS) da ONU é composto por 15 membros, sendo 5 permanentes e com poder de veto nas resoluções, sendo eles, China, Reino Unido, Estados Unidos, França e Rússia.

II - Os 10 membros não-permanentes, ocupam vagas rotativas bienais, podendo participar países da África, Ásia, América Latina, entre outros representantes de outras regiões do globo. 

III - O Conselho de Segurança (CS) é considerado a mais alta instância das Nações Unidas e tem como propósito cuidar da segurança e da paz mundial.

IV - Defensor da reforma da ONU com um Conselho de Segurança (CS) ampliado para 10 membros permanentes, mais representativo e transparente, com vistas a melhor refletir a atual realidade geopolítica global, a ausência do Brasil no Conselho de Segurança Rotativo da ONU poderá comprometer sua representatividade sobre reivindicação por assento permanente na instituição.

Estão corretas

Escolha uma das alternativas.