Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

UNIFENAS 2017

Sobre tipologias reprodutivas, são feitas as seguintes afirmações.

I. Essa doença apresenta a fase aguda e a crônica. Nesta primeira fase, podem aparecer coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse, diarreia, enjoos, vômitos e emagrecimento. A segunda fase (crônica), geralmente apresenta-se assintomática, podem ocorrer episódios de diarréia, alternando-se com períodos de constipação, podendo haver a evolução para um quadro mais grave, com hepatomegalia (fígado aumentado), cirrose, esplenomegalia (aumento do baço), hemorragias derivadas do rompimento de veias esofágicas, e ascite (acúmulo de líquido na região abdominal). Esta ascite é popularmente chamada de barriga d’água. Nesse caso o transmissor é um molusco gastrópode.

II. O medicamento administrado para o seu combate depende da variação da doença causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Plasmodium(em destaque, os medicamentos Clordox e Doxiciclina). Mesmo após a cura da protozoose, sequelas podem surgir no sistema nervoso no qual o cognitivo e o sistema neurológico ficam afetados, podendo surgir casos de epilepsia. A fase sexuada da doença ocorre no inseto enquanto que a fase assexuada ocorre no homem.

III. Ocasionalmente, em certos animais, como a mosca Myastor metraloa, as larvas conseguem produzir precocemente seus óvulos, os quais, logo a seguir, evoluem originando novas larvas.

Em I e II se faz alusão aos hospedeiros intermediários de certas parasitoses, molusco e homem, respectivamente, que apresentam tipologia reprodutiva específica. Em III cita-se a forma reprodutiva da mosca Myastor.

Assim, I, II e III correspondem, respectivamente

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login