UNIFOR 2015

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES), Alexandre Chieppe, disse que a população do estado do Rio de Janeiro enfrenta um cenário de risco em relação ao vírus da febre Chikungunya. “Essa talvez seja a nossa grande preocupação para 2015, uma vez que é uma doença transmitida pelos mosquitos que transmitem a dengue”, disse em entrevista à Agência Brasil. Nosso país já registrou 337 casos desta doença. De acordo com a SES, o vírus que provoca a febre Chikungunya é transmitido pela picada da fêmea de dois mosquitos, o Aedes aegypti, presente em áreas urbanas, e o Aedes albopictus, mais comum em áreas rurais. Este atua também como vetor da dengue e da febre amarela. Os sintomas surgem entre dois e 12 dias após a picada do mosquito contaminado com o vírus. O primeiro deles é uma febre repentina acima de 38,5 graus. A principal característica da doença é a forte dor nas articulações. Na fase mais aguda, durante a primeira semana, podem aparecer bolhas, descamação da pele, fadiga e, em alguns casos, conjuntivite. Ainda conforme a secretaria, os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças (até 2 anos de idade), gestantes e idosos. Pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.

(http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/10/vigilancia- epidemiologica-alerta-para-risco-defebre-chikungunya-no-rio). Acesso em 25 out. 2014 (com adaptações)

 

A preocupação das autoridades sanitárias com mais esta virose que chega ao Brasil, justifica-se no fato de que:

 

I - O Brasil possui os vetores da febre Chikungunya distribuidos em seu território.

II - A febre Chikungunya pode ser dissiminada mais rapidamente que a dengue porque é transmitida pela picada do Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

III - A população brasileira não tem anticorpos para este vírus e a doença não tem tratamento específico.

IV - O vírus da febre Chikungunya que é considerado “primo da dengue”, é altamente letal.

 

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma das alternativas.