UNIFOR 2018

Profilaxia é a área da saúde que atua sobre os fatores da prevenção de doenças em níveis populacionais, no intuito de desenvolvimento e proteção das espécies. Medidas tomadas para que não haja a interação do agente infeccioso com o organismo têm como objetivo conter a inserção de doenças, quando não possível, controlar para que essas doenças não se disseminem.

Disponível emAcesso em 22 abr. 2018.

Considerando a profilaxia da tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas, julgue as afirmativas:
I. A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
II. A quimioprofilaxia da tuberculose constitui-se numa medida terapêutica para a prevenção da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis ou para evitar o desenvolvimento da doença.
III. As máscaras cirúrgicas oferecem proteção adequada contra a tuberculose quando utilizadas pelos profissionais de saúde, uma vez que a principal forma de transmissão é por contato físico.
IV. Na quimioprofilaxia da tuberculose, um dos principais medicamentos recomendado é a isoniazida, que é distribuído gratuitamente nos postos de saúde.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma das alternativas.