Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIMONTES 2009

A revolução inglesa tornou possível, pela primeira vez, à sociedade e, dentro dela, particularmente aos homens de propriedade, a conquista e o gozo da liberdade civil e política. A garantia desta liberdade (concebida como natural), destes direitos civis e políticos, era agora assegurada pelos próprios indivíduos (transformados em cidadãos) e não mais por uma autoridade monárquica de origem divina ou humana. (...) com a revolução francesa, foi dado um passo à frente: à ideia (liberal) de igualdade civil e política, acrescentava-se a de igualdade (ou justiça) social.

(FLORENZANO, Modesto. As revoluções burguesas. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 116-117)

Com base no texto e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) a respeito das revoluções francesa e inglesa.

( ) Tanto a revolução francesa como a inglesa mantiveram os entraves que impediam o desenvolvimento da ordem capitalista.

( ) O processo revolucionário inglês estimulou ideias de liberdade política e civil, formuladas sobretudo por John Locke.

( ) As duas revoluções mantiveram intactas as figuras do rei e excluíram a participação popular como princípio legal.

( ) Os Levellers (niveladores) e os Diggers (Escavadores) constituíram os grupos radicais da revolução inglesa, enquanto os sans cullotes eram a base dos jacobinos da revolução francesa.

Você obteve:

Escolha uma das alternativas.