Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIMONTES 2010

Max Weber conceituou a dominação como a probabilidade de se encontrar obediência dentro de um grupo a um certo mandato, ou seja, É um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros (do dominado ou dos dominados). A dominação legítima pode justificar-se por três motivos de submissão ou princípios de autoridade: racionais, tradicionais ou afetivos.

Leia, a seguir, os dois trechos:

• A legitimidade está baseada na crença do dom da graça, do poder extraordinário e pessoal do líder, ocorrendo a dedicação absolutamente pessoal e a confiança pessoal na revelação, heroísmo ou outras qualidades da liderança individual.

As relações entre dominantes e dominados costumam apoiar-se internamente em bases jurídicas nas quais se funda a sua legitimidade, correspondendo ao tipo especificamente moderno de administração, e que pode aplicar-se tanto a empreendimentos econômicos quanto políticos.

Com base nos conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação em Max Weber e levando em consideração as informações acima, assinale a única alternativa que apresenta a definição CORRETA dos dois tipos de dominação caracterizados.

Escolha uma das alternativas.