Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIMONTES 2010

O impacto das mudanças provocadas pela Revolução Industrial trouxe um extraordinário impulso para que o modo sociológico de investigar e interpretar a realidade social se tornasse possível. Sobre as influências e o contexto que contribuíram para o surgimento da Sociologia, julgue os itens a seguir: 

I - A cidade acenava a todos com a possibilidade de maior liberdade, proteção, ocupação e melhores ganhos, embora, para muitos, tais promessas não chegassem a cumprir-se.

II - No carregado ambiente urbano, a pobreza, o alcoolismo, os nascimentos ilegítimos, a violência e a promiscuidade tornavam-se notáveis e atingiam os membros mais frágeis do novo sistema, particularmente os que ficavam fora da cobertura das leis e instituições sociais.

III - A industrialização modificou profundamente a percepção do tempo entre as populações europeias que se viram obrigadas a um registro mais preciso do tempo na vida social. O empresário industrial passa a comprar horas de trabalho e a exigir seu cumprimento. Os trabalhadores perdem o controle do ritmo produtivo que impõe uma disciplina até então desconhecida por eles.

Estão CORRETOS os itens 

Escolha uma das alternativas.