Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Filosofia

Listagem de exercícios

UNIMONTES 2011

Vivenciando as mudanças ocorridas na sociedade após as revoluções Francesa e Industrial, uma das grandes preocupações de Auguste Comte (1798-1857) era a crise de sua época, causada, segundo ele, pela desorganização social, moral e de ideias. A solução se encontraria na constituição de uma teoria apropriada - a Sociologia -, capaz de extinguir a anarquia científica vigente, origem do mal. Esse seria, precisamente, o momento em que se atingiria o estado positivo, o grau máximo de complexidade da ciência. Para isso, era indispensável aperfeiçoar os métodos de investigação das leis que regem os fenômenos sociais, ou seja, descobrir qual é a ordem contida na história humana.

QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria L. de O.; OLIVEIRA, Márcia G. M. de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber.

Considerando as reflexões do autor sobre esse tema, julgue os itens a seguir:
I - Comte postula que o desenvolvimento do espírito humano, isto é, a história das ideias humanas passa por trás estados: teológico/fictício, metafísico/abstrato e científico/positivo.
II - A chamada filosofia positiva, para Comte, é fundamentalmente um sistema geral do conhecimento humano que se antepõe à filosofia negativa e tem a pretensão de organizar, e não de destruir a sociedade.
III - Para que fosse possível a reorganização social, seria necessário reconstruir sistematicamente as opiniões e os costumes da sociedade por meio da sistematização dos pensamentos humanos e, por isso, propõe uma Sociologia científica com objeto e método claramente definidos.

Estão CORRETOS os itens

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login