UNIMONTES 2012

A crise da União Soviética levou o então presidente Mikhail Gorbatchev a desencadear reformas que culminaram na derrocada dos regimes comunistas do Leste Europeu. Acerca desse assunto, assinale C (correta) ou I (incorreta) em cada uma das afirmativas.

( ) Na Polônia, em 1989, a ascensão do líder do Sindicato Independente Solidariedade, Lech Walesa, culminou com a formação de um novo governo, que tomou a direção do Estado das mãos dos comunistas.

( ) Na Bulgária, ainda em 1989, o Partido Comunista deixou o poder depois de intensa mobilização popular e de uma violenta repressão aos manifestantes que, em última instância, desmoralizaram completamente os comunistas.

( ) Na Romênia, a transição se deu de forma violenta. O ditador Ceausescu tentou reprimir as manifestações de protesto e terminou deposto e executado pelo Comitê de Salvação Nacional.

( ) Na Thecoslováquia, eleições levaram à posse de Vaclav Ravel que, através de um Golpe de Estado, garantiu, entre outras coisas, a manutenção da unidade e da integridade nacional.

Assinale a sequência CORRETA.

Escolha uma das alternativas.