Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Sociologia

Listagem de exercícios

UNIMONTES 2012

As formas econômicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam são transitórias e históricas. Ao adquirir novas forças produtivas, os homens mudam seu modo de produção e, assim, mudam as relações econômicas que não são mais que as relações necessárias daquele modo concreto de produção.

Uma organização social nunca desaparece antes que se desenvolvam todas as forças produtivas que ela é capaz de conter; nunca relações de produção novas e superiores se lhe substituem antes que as condições materiais de existência dessas relações se produzam no próprio seio da velha sociedade.

Sobre o texto de Karl Marx (1818-1883), analise as afirmativas a seguir:

I - Pertence ao debate em torno da questão do progresso das forças produtivas, das mudanças nas relações sociais de produção e da passagem de uma organização social a outra mais avançada, ou a um novo modo de produção.

II - Reforça a explicação de que a realidade histórica é formada por elementos contraditórios, em que os processos econômicos que se desintegram dão lugar a uma nova estrutura que surge, já anunciada nos elementos contraditórios da sociedade que se extingue.

III - Apresenta a perspectiva materialista e dialética de que toda a organização social é determinada pelo ato de produzir a existência, em que seres humanos, em interação com a natureza e com outros indivíduos, dão origem à sua vida material.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login