Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIMONTES 2012

Em análise sociológica, muitos termos e conceitos são usados na definição de processos e práticas políticas, desde a Grécia antiga aos tempos atuais. Relacione as colunas correspondentes com os conceitos e respectivas definições.

 

1 - Oclocracia

2 - Demagogia

3 - Populismo

4 - Oligarquia

 

( ) O termo é utilizado para designar um conjunto de práticas políticas que consiste no estabelecimento de uma relação direta entre as massas e o líder político, geralmente carismático, sem intermediação de instituições como partidos políticos.

( ) O termo é utilizado para designar um governo de poucos, concentrado num número pequeno de pessoas que, geralmente, podem distinguir-se pela nobreza, riqueza, laços familiares, empresas ou poder militar.

( ) Pode ser definido como o abuso que se instala num governo democrático quando a multidão se torna senhora dos negócios públicos e, ao tomar o poder, tende a destruir as instituições vigentes.

( ) O termo está associado à arte de conduzir o povo, através de propostas e declarações que, geralmente, não podem ser postas em prática e são feitas apenas com o intuito de se obter benefício eleitoreiro ou simpatia daqueles a quem se promete.

A sequência CORRETA é

Escolha uma das alternativas.