Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIMONTES 2012

Em relação à conjuntura histórica anterior e posterior à Guerra do Paraguai, marque com a letra C (CORRETA) ou com a letra I (INCORRETA) cada uma das afirmativas.

( ) A Guerra do Paraguai foi o ponto inicial do intervencionismo militar do Brasil na bacia do Rio do Prata e culminou com a ampliação do território nacional.

( ) O Paraguai alimentava planos expansionistas sobre os territórios de países vizinhos, de modo a não depender dos portos de Montevidéu e Buenos Aires.

( ) Após o conflito, a Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) confiscou os bens da igreja e da classe proprietária paraguaia, distribuindo-os entre as camadas socialmente desfavorecidas do país.

( ) A convivência com aliados republicanos na Guerra do Paraguai aumentou a insatisfação com as restrições políticas e com o escravismo no Brasil, entre os militares brasileiros.

( ) Após a derrota paraguaia na guerra de 1870, o Brasil e a Argentina ocuparam parte do território paraguaio, e o imperialismo inglês ampliou seu domínio no continente sul-americano.

A sequência CORRETA é

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.