Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIMONTES 2012

Marque com C (correta) ou com I (incorreta) cada uma das afirmativas acerca das rebeliões ocorridas no Brasil, no período colonial.

( ) A Revolta de Beckman, no Maranhão, pode ser considerada a primeira rebelião de cunho social, pois, com o apoio dos jesuítas, uniu brancos, índios e escravos negros contra a dominação lusitana.

( ) A Guerra dos Emboabas (1707-1709), em Minas Gerais, foi precursora dos ideais da Inconfidência Mineira, pois sua liderança tentava unir mineradores paulistas e portugueses na luta contra a expoliação aurífera pela metrópole.

( ) A Inconfidência Mineira (1789) teve maior conotação anticolonial do que social; foi um movimento de reação de colonos contra a opressão metropolitana, e seu objetivo era a contenção da cobrança de impostos.

( ) A Guerra dos Mascates (1710-1712), ocorrida em Pernambuco, não pode ser entendida como uma revolta contra o jugo colonial, pois foi motivada pela disputa de poder entre os comerciantes recifenses e os senhores de engenho de Olinda.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login