Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIMONTES 2012

Marque com C (correta) ou com I (incorreta) cada uma das afirmativas acerca das rebeliões ocorridas no Brasil, no período colonial.

( ) A Revolta de Beckman, no Maranhão, pode ser considerada a primeira rebelião de cunho social, pois, com o apoio dos jesuítas, uniu brancos, índios e escravos negros contra a dominação lusitana.

( ) A Guerra dos Emboabas (1707-1709), em Minas Gerais, foi precursora dos ideais da Inconfidência Mineira, pois sua liderança tentava unir mineradores paulistas e portugueses na luta contra a expoliação aurífera pela metrópole.

( ) A Inconfidência Mineira (1789) teve maior conotação anticolonial do que social; foi um movimento de reação de colonos contra a opressão metropolitana, e seu objetivo era a contenção da cobrança de impostos.

( ) A Guerra dos Mascates (1710-1712), ocorrida em Pernambuco, não pode ser entendida como uma revolta contra o jugo colonial, pois foi motivada pela disputa de poder entre os comerciantes recifenses e os senhores de engenho de Olinda.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Escolha uma das alternativas.