Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Filosofia

Listagem de exercícios

UNIMONTES 2012

No Brasil, a influência do positivismo ocorreu a partir dos anos 1850, cujas ideias foram trazidas por brasileiros que foram completar seus estudos na França. A fundamentação filosófica de Auguste Comte (1798-1857), apesar de superada em vários aspectos, deixou uma herança positivista disseminada em diversos setores da atividade humana ocidental, em geral, e da brasileira, em particular. Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir.

I - O método positivista consiste na valorização da observação científica dos fenômenos, também chamado de cientificismo, em que o concreto pode ser quantificado, analisado e provado.

II - No positivismo de Comte, a Ordem significa a civilização, a vida prática comum, enquanto o Progresso significa os princípios de coesão moral e os valores sociais.

III - As escolas livres, como as de Direito, a Politécnica e as escolas e academias militares destacaram-se pela formação de grande número de positivistas brasileiros.

IV - O emprego da frase positivista Ordem e Progresso foi extraída da fórmula máxima do positivismo que tem o amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.

Estão CORRETAS as afirmativas

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login