UNIMONTES 2012

No Brasil, a influência do positivismo ocorreu a partir dos anos 1850, cujas ideias foram trazidas por brasileiros que foram completar seus estudos na França. A fundamentação filosófica de Auguste Comte (1798-1857), apesar de superada em vários aspectos, deixou uma herança positivista disseminada em diversos setores da atividade humana ocidental, em geral, e da brasileira, em particular. Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir.

I - O método positivista consiste na valorização da observação científica dos fenômenos, também chamado de cientificismo, em que o concreto pode ser quantificado, analisado e provado.

II - No positivismo de Comte, a Ordem significa a civilização, a vida prática comum, enquanto o Progresso significa os princípios de coesão moral e os valores sociais.

III - As escolas livres, como as de Direito, a Politécnica e as escolas e academias militares destacaram-se pela formação de grande número de positivistas brasileiros.

IV - O emprego da frase positivista Ordem e Progresso foi extraída da fórmula máxima do positivismo que tem o amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.

Estão CORRETAS as afirmativas

Escolha uma das alternativas.