Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIMONTES 2012

O trabalho é a execução de tarefas envolvendo o emprego do esforço mental e físico, cujo objetivo é a produção de mercadorias e serviços que satisfaçam às necessidades humanas. Grandes mudanças ocorreram no sistema ocupacional no decorrer dos séculos XX e XXI, provocando um desenvolvimento da divisão extremamente complexa e diversa do trabalho. Sobre a natureza do trabalho nesse período, analise as afirmativas a seguir.

I - O domínio do trabalho remunerado sempre esteve associado aos homens, embora, na atualidade, haja bem mais mulheres com empregos remunerados do que há algumas décadas.

II - Sendo o trabalho um elemento estruturante na vida do ser humano, a experiência do desemprego tem efeito desorientador, levando os indivíduos a cair em períodos de depressão e de profundo pessimismo.

III - A segregação ocupacional dos gêneros refere-se ao fato de homens e mulheres estarem compartilhando as mesmas oportunidades de emprego e remuneração em todos os setores ocupacionais.

IV - Experiências de desemprego de longa duração acabam desgastando muitas estruturas sociais e redes de contatos dos indivíduos com a sociedade, tornando-os menos ativos em questões cívicas e convívios sociais.

Estão CORRETAS as afirmativas

Escolha uma das alternativas.