UNIMONTES 2012

Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), a elaboração de um instrumento conceitual que oriente o cientista social em sua busca de conexões causais é muito valiosa do ponto de vista da descoberta científica, pois deve permitir conhecer o que é específico a fenômenos sociais e não a generalidades. Esse modelo de interpretação-investigação é o tipo ideal, e é dele que se vale o cientista para guiar-se na infinitude do real. Com base nas ideias do autor sobre os tipos ideais, julgue os itens a seguir:

I - O tipo ideal só existe como utopia e não é, nem pretende ser, um reflexo da realidade complexa, muito menos um modelo do que ela deveria ser.

II - Para explicar um acontecimento concreto, o cientista leva em consideração uma certa constelação de fatores que lhe permitam dar sentido a essa realidade social particular.

III - Um conceito típico ideal é um modelo simplificado do real, elaborado com base em traços considerados essenciais para a determinação da causalidade, segundo os critérios de quem pretende explicar um fenômeno.

IV - As ciências sociais pretendem compreender a peculiaridade da vida social, compreender uma individualidade sociocultural formada de componentes historicamente agrupados.

Estão CORRETOS os itens

Escolha uma das alternativas.