Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Sociologia

Listagem de exercícios

UNIMONTES 2012

Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), a elaboração de um instrumento conceitual que oriente o cientista social em sua busca de conexões causais é muito valiosa do ponto de vista da descoberta científica, pois deve permitir conhecer o que é específico a fenômenos sociais e não a generalidades. Esse modelo de interpretação-investigação é o tipo ideal, e é dele que se vale o cientista para guiar-se na infinitude do real. Com base nas ideias do autor sobre os tipos ideais, julgue os itens a seguir:

I - O tipo ideal só existe como utopia e não é, nem pretende ser, um reflexo da realidade complexa, muito menos um modelo do que ela deveria ser.

II - Para explicar um acontecimento concreto, o cientista leva em consideração uma certa constelação de fatores que lhe permitam dar sentido a essa realidade social particular.

III - Um conceito típico ideal é um modelo simplificado do real, elaborado com base em traços considerados essenciais para a determinação da causalidade, segundo os critérios de quem pretende explicar um fenômeno.

IV - As ciências sociais pretendem compreender a peculiaridade da vida social, compreender uma individualidade sociocultural formada de componentes historicamente agrupados.

Estão CORRETOS os itens

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login