UNIMONTES 2013

Determinado grupo de sociólogos defende que, na luta por manter o sistema vigente, a sociedade capitalista caracteriza-se cada vez mais como uma sociedade de coisas descartáveis, com processo de trabalho e produtos dominantemente voláteis e efêmeros. O indivíduo é disciplinado para satisfazer necessidades que lhe são estranhas, para executar um trabalho que se tornou abstrato; a consciência é incapaz de resguardar a si mesma, de ter objetivos próprios, de calcular com base numa linha de raciocínio que não seja a dominante.

Com base no texto, julgue os itens a seguir:

I - É possível perceber que as chances de o indivíduo desenvolver-se em todos os sentidos nessa sociedade são praticamente nulas, pois os hábitos, o pensamento, as habilidades, os padrões de comportamento são manipulados por necessidades e interesses externos a ele.

II - Não há condições objetivas para que o indivíduo possa agir, pensar, criar, etc., por livre e espontânea vontade, quer dizer, independentemente de necessidades e critérios impostos por outrem.

III - Pode-se dizer que a sociedade capitalista se transforma ao longo de sua história e, nesse processo, vai cercando o indivíduo e moldando-o a seu modo.

IV - A tecnologia é consumida no sentido do homem e não no sentido do capital. E, especialmente balizada pelos meios de comunicação de massa, contribui para que o indivíduo possa estabelecer padrões de julgamento, hábitos e atitudes contrários à ordem estabelecida.

Estão CORRETOS os itens

Escolha uma das alternativas.