Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIMONTES 2013

O tema pobreza e suas formas de superação têm sido foco de muitos estudos, pesquisas e debates nas últimas décadas no Brasil e no mundo. Nos últimos 20 anos, a pobreza passou a ser entendida além da dimensão estritamente econômica, sendo considerada como fenômeno multidimensional (econômico, social, político e cultural). Sobre as elaborações teóricas acerca da pobreza e de determinadas formas de intervenção social, relacione as colunas, fazendo a correspondência entre o tema e a respectiva definição.

1) Políticas emancipatórias

2) Planejamento participativo

3) Territorialidade

4) Intersetorialidade

 

( ) Define que a atuação deve partir do reconhecimento do caráter multidimensional, tanto da pobreza, quanto das alternativas de superação, e que nenhuma política setorial, sozinha, consegue atingir resultados abrangentes e sustentáveis numa realidade historicamente desigual como a brasileira.

( ) Propõe a articulação entre políticas, programas e projetos, de forma que ocorram, objetivando otimizar os recursos, qualificar as ações e fomentar o desenvolvimento de potenciais humanos, econômicos, sociais e culturais endógenos.

( ) Define que o diagnóstico compartilhado propicie à população um saber sobre si mesma, de forma que saberes e práticas possam instrumentalizar a análise crítica da situação, a auto-organização e a potencial intervenção.

( ) Propõe que, após a alocação de recursos materiais, humanos e técnicos, a população envolvida no combate à pobreza consiga ampliar sua autonomia e prover as condições para a sustentabilidade econômica, social e política. 

A sequência CORRETA é:

Escolha uma das alternativas.