Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNIMONTES 2013

O tema pobreza e suas formas de superação têm sido foco de muitos estudos, pesquisas e debates nas últimas décadas no Brasil e no mundo. Nos últimos 20 anos, a pobreza passou a ser entendida além da dimensão estritamente econômica, sendo considerada como fenômeno multidimensional (econômico, social, político e cultural). Sobre as elaborações teóricas acerca da pobreza e de determinadas formas de intervenção social, relacione as colunas, fazendo a correspondência entre o tema e a respectiva definição.

1) Políticas emancipatórias

2) Planejamento participativo

3) Territorialidade

4) Intersetorialidade

 

( ) Define que a atuação deve partir do reconhecimento do caráter multidimensional, tanto da pobreza, quanto das alternativas de superação, e que nenhuma política setorial, sozinha, consegue atingir resultados abrangentes e sustentáveis numa realidade historicamente desigual como a brasileira.

( ) Propõe a articulação entre políticas, programas e projetos, de forma que ocorram, objetivando otimizar os recursos, qualificar as ações e fomentar o desenvolvimento de potenciais humanos, econômicos, sociais e culturais endógenos.

( ) Define que o diagnóstico compartilhado propicie à população um saber sobre si mesma, de forma que saberes e práticas possam instrumentalizar a análise crítica da situação, a auto-organização e a potencial intervenção.

( ) Propõe que, após a alocação de recursos materiais, humanos e técnicos, a população envolvida no combate à pobreza consiga ampliar sua autonomia e prover as condições para a sustentabilidade econômica, social e política. 

A sequência CORRETA é:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login