Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIMONTES 2013

Para Émile Durkheim (1858-1917), as instituições sociais expressam as representações que as sociedades têm e constroem sobre si mesmas, sobre seus membros, e sobre as coisas com as quais se estabelecem relações. Considerando essa afirmativa, analise as afirmativas abaixo, marcando V para verdadeiro ou F para falso.

( ) As instituições sociais, ao serem guardiãs das representações sociais, cumprem a função de organizar as práticas, pensamentos e sentidos da vida dos indivíduos em sociedade.

( ) A solidariedade assegura a integração dos indivíduos em sociedade, cuja intensidade se manifesta através da funcionalidade das instituições sociais, que são determinadas por força de valores e sentimentos coletivos.

( ) As instituições sociais referem-se às estruturas sociais que atuam estritamente sobre a dimensão da produção econômica e material na sociedade, graças à coação externa que se impõe a todos.

( ) As instituições sociais podem ser entendidas como um conjunto de regras e procedimentos orientados e definidos pelos indivíduos e têm suas origens nas manifestações das consciências individuais.

A sequência CORRETA é:

Escolha uma das alternativas.