UNIMONTES 2013

Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), a concepção de classe combina, na sua análise mais geral, a ação social do indivíduo no mercado e a sua posição nesse mercado. A ação econômica é definida como uma conduta humana que procura adquirir, por meios pacíficos, o controle de bens e serviços. A ação econômica competitiva, tendo em vista a obtenção de lucro, ocorre no mercado. Portanto, as classes surgem após se ter constituído esse mercado.

Com base no texto e nas proposições desse autor, analise as afirmativas a seguir.

I - As relações econômicas libertam-se dos laços e obrigações inerentes a uma estrutura comunitária local quando, no mercado, indivíduos desempenham ações competitivas em busca do lucro.

II - Aqueles que se encontram em situações econômicas semelhantes, perante o mercado, formam um agregado de indivíduos que partilham da mesma situação de classe.

III - Aqueles que possuem propriedade são classificados conforme o que possuem e a maneira como utilizam a sua propriedade para fins econômicos, como, por exemplo, os fazendeiros ou os banqueiros.

IV - Mesmo com grande variedade de interesses de classes, a possibilidade de ocorrência de conflitos de classes é inexistente, pois a consciência de classe é objetivamente orientada pelo mercado.

Estão CORRETASas afirmativas

Escolha uma das alternativas.