UNIMONTES 2014

Há exatos 100 anos, espocou a Primeira Guerra Mundial. Sem dúvida, o primeiro conflito verdadeiramente global dos tempos modernos. Ele terminou uma época histórica, abriu outra e reformulou as relações entre as classes sociais bem como as relações internacionais. Em relação aos desdobramentos desse conflito, assinale C (Correto) ou I (Incorreto) em cada uma das afirmativas abaixo.

( ) A Primeira Guerra abriu o caminho para os Estados Unidos da América substituírem a Grã-Bretanha como a principal potência imperialista do mundo.

( ) A Primeira Guerra atuou como “parteira” para a Revolução Russa em 1917, pela qual a classe trabalhadora, por seus representantes, foi capaz de assumir o controle da sociedade.

( ) Na Alemanha, a revolução operária eclodiu após 1919; conselhos de trabalhadores foram estabelecidos em diversas cidades alemãs e o Partido dos Trabalhadores assumiu o poder central a partir de 1920.

( ) Grandes greves e inúmeros motins, no exército e na marinha, ocorreram na Grã-Bretanha. Esses movimentos, por sua ineficiência, comprometeram o avanço do Partido Trabalhista inglês no Parlamento.

A sequência CORRETA é

Escolha uma das alternativas.