UNIMONTES 2015

Entre 1870 e 1889, cresceram, em todo o Brasil, as campanhas abolicionista e republicana. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas a essa temática.

I - Grande parte dos abolicionistas do Nordeste brasileiro, primeira região do país a proporcionar a liberdade a todos os escravos, era republicana convicta, submetida ao regime monarquista pela força coercitiva da Guarda Nacional.

II - A Questão Religiosa, na década de 1870, que terminou por separar Estado e Igreja, aumentou o poder dos grupos republicanos, uma vez que facultou a liberdade política aos clérigos, antes impedidos pelas obrigações do Padroado.

III - Muitos militares brasileiros abraçaram o pensamento Positivista, a partir de 1870, como instrumento de ação, visando à instalação de uma república que promovesse, no país, a ordem necessária para se alcançar o progresso.

IV - Na década de 1880, ampliaram-se os movimentos que pretendiam acelerar o processo abolicionista, desde os mais conservadores, que esperavam a promoção da abolição pelo governo, até os que estimulavam e facilitavam as fugas de escravos das fazendas.

Estão CORRETASas afirmativas 

Escolha uma das alternativas.