UNIMONTES 2015

 

Especialistas alertam que o fenômeno climático El Niño, atualmente em curso, pode ser um dos mais fortes da história. Segundo climatologistas, esse já é o segundo mais potente registrado para esta época do ano.

Caracterizado por um aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na região tropical, o El Niño pode afetar o clima regional e global.

Os principais efeitos são mudanças dos padrões de vento, com reflexos, sobretudo, sobre os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Devido à sua provável potência, o El Niño atual foi informalmente batizado de Bruce Lee, célebre ator de filmes de artes marciais, pelo blog da Noaa (Agência de atmosférica e de oceanos do governo dos EUA).

Segundo a agência, as temperaturas médias da superfície do mar em uma zona chave do Pacífico equatorial “poderiam alcançar ou superar os 2 graus Celsius acima do normal, o que só foi registrado três vezes nos últimos 65 anos”.

Disponível em:. Acesso: 20 out 2015.

 

Neste ano de 2015, no Brasil, esse fenômeno tem sido marcado pelas alterações climáticas. Sobre essas alterações, assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.