Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIOESTE 2007

Alguns compositores populares expressaram, através das letras de suas músicas, posicionamentos sobre a situação vivida pelo Brasil em determinadas épocas. Leia os versos seguintes, da moda de viola Situação encrencada, composta em abril de 1930 por Cornélio Pires:

“Tomara que chega logo/ O tempo da inleição/ Pra ver se assim acaba/ Esse grande baruião (...) Acabou o movimento/ Até lá pra Noroeste/ Povo todo tão gritando/ A curpa é do Júlio Preste, ai/ Quase todo fazendeiro/ Andava de Chevrolet/ Já tão andando a cavalo/ Com a baixa do café/ Aqueles grande banqueiro/ Cheio da libra estrelina/ Encostou o carro de lado/ Por farta da gasolina, ai/ Por farta da gasolina/ (...) Valeime Nossa Senhora/ Tem dó desse pessoar/ Se o café não defender/ O povo vai passar mar (...) Mas depois da inleição/ Nós podemos ser feliz/ Deixar o Getúlio Varga/ No lugar do Washington Luis / Por todo lado que eu ando/ Os voto são todo iguar/ Pelo jeito que se fala/ Todo mundo é liberar, ai”.

Sobre as questões e o período abordado, considere as seguintes afirmações:

I. O autor faz referência às sucessivas quedas nos preços do café, pela elevada produção e pela forte concorrência no mercado internacional, ocorridas no final da década de 1920.

II. A questão social era considerada “caso de polícia”, na medida em que os interesses dos cafeicultores eram equiparados aos interesses da nação.

III. A chamada “política do café com leite” vinha revezando na Presidência do país a oligarquia paulista e a mineira, até que o então presidente Washington Luís insistiu na indicação do paulista Júlio Prestes em detrimento do mineiro Antônio Carlos, gerando um problema sucessório que levou à sua derrubada do poder.

IV. Nas eleições realizadas, o processo sucessório foi tranqüilo, tendo Júlio Prestes ocupado o poder de 1930 a 1945.

Assinale a alternativa que enumera as afirmações corretas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login