Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIOESTE 2007

“Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver talvez uma parada militar”.

(CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. Das Letras, 1987, p. 9).

 

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa verdadeira:

I. Considerando que a sobrevivência do Império se vinculava ao escravismo, a Abolição da Escravidão, em 1888, foi um passo importante para a Proclamação da República, no ano seguinte.

II. O prestígio conquistado pelo Exército, após a vitória contra o Paraguai, as críticas à Família Real e a propaganda republicana incentivaram o Clube Militar a conspirar contra a realeza.

III. Nos primeiros anos da República, assistiu-se a uma batalha em torno da imagem do novo regime com o objetivo de se recriar um imaginário popular dentro dos valores republicanos.

IV. A unidade ideológica entre os militares, bem como entre as classes produtoras, permitiu a rápida consolidação da República no país, afastando qualquer possibilidade de retorno à antiga ordem política.

Escolha uma das alternativas.