Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIOESTE 2007

“Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver talvez uma parada militar”.

(CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. Das Letras, 1987, p. 9).

 

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa verdadeira:

I. Considerando que a sobrevivência do Império se vinculava ao escravismo, a Abolição da Escravidão, em 1888, foi um passo importante para a Proclamação da República, no ano seguinte.

II. O prestígio conquistado pelo Exército, após a vitória contra o Paraguai, as críticas à Família Real e a propaganda republicana incentivaram o Clube Militar a conspirar contra a realeza.

III. Nos primeiros anos da República, assistiu-se a uma batalha em torno da imagem do novo regime com o objetivo de se recriar um imaginário popular dentro dos valores republicanos.

IV. A unidade ideológica entre os militares, bem como entre as classes produtoras, permitiu a rápida consolidação da República no país, afastando qualquer possibilidade de retorno à antiga ordem política.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login