UNIOESTE 2007

Leia com atenção os tópicos abaixo sobre movimentos sociais europeus do século XIX:

I. A Primeira Internacional, realizada em Londres, em 1864, foi a primeira agremiação política que conseguiu reunir industriais e trabalhadores da França, Hungria, Itália e Polônia, com uma pauta comum entre proletários e burguesia.

II. A Segunda Internacional, realizada em Paris, em 1889, adotou a greve geral como estratégia de luta e fixou o Primeiro de Maio como Dia Internacional do Trabalho, exigindo ainda na ocasião uma jornada de trabalho de 8 horas.

III. O Cartismo, organizado no final da década de 1830, é considerado por alguns historiadores o primeiro movimento completamente independente da classe trabalhadora britânica a reivindicar melhores condições de vida. Foi tamanha a sua força que influenciou o pensamento político nos dez primeiros anos do governo da rainha Vitória.

IV. Os socialistas utópicos formavam uma agremiação de trabalhadores sonhadores e idealistas, que tinham a revolução como pauta principal de suas ações políticas. Robert Owen (1771- 1858), operário têxtil escocês, foi o mais importante líder do movimento.

V. Nos primeiros tempos da Revolução Industrial, quando o emprego da máquina se tornara generalizado na Inglaterra, surgiu o Ludismo, movimento que recebeu o nome de seu líder, Ned Ludd. Os trabalhadores acreditavam que a insegurança e a miséria em que viviam eram provocadas pelas máquinas.

Assinale a alternativa que menciona os tópicos corretos:

Escolha uma das alternativas.