Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIOESTE 2007

O início da era moderna na Europa foi caracterizado não apenas pela transição do feudalismo para o capitalismo, mas também por mudanças nos planos intelectual e cultural. A respeito disto, considere as seguintes afirmações:

I. O centro da Terra não é o centro do Universo, mas tão-somente da gravidade e da esfera lunar. Este e outros postulados do astrônomo Nicolau Copérnico contestaram o sistema ptolomaico e causaram forte reação nos meios eclesiásticos.

II. Um significativo exemplo de crítica ao clero, durante o Renascimento, é a obra de François Rabelais, Gargantua e Pantagruel.

III. O desenvolvimento da perspectiva matemática na pintura e a plena consciência de autonomia do artista são características do Renascimento Cultural, momento em que ocorre, segundo a maioria dos historiadores, uma drástica ruptura em relação ao período medieval, conhecido como “Idade das Trevas”.

IV. Segundo Max Weber, o calvinismo foi uma das fontes principais do espírito capitalista porque se difundiu a crença da necessidade de um maior “alheamento do mundo”.

V. “O papa não quer, nem pode, perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por sua própria vontade”. Esta e outras teses, publicadas por Martin Luther em 1517, na cidade de Wittemberg, estabeleceram acesa polêmica teológica sobre a infabilidade do papa e dos concílios.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login