UNIOESTE 2007

O início da era moderna na Europa foi caracterizado não apenas pela transição do feudalismo para o capitalismo, mas também por mudanças nos planos intelectual e cultural. A respeito disto, considere as seguintes afirmações:

I. O centro da Terra não é o centro do Universo, mas tão-somente da gravidade e da esfera lunar. Este e outros postulados do astrônomo Nicolau Copérnico contestaram o sistema ptolomaico e causaram forte reação nos meios eclesiásticos.

II. Um significativo exemplo de crítica ao clero, durante o Renascimento, é a obra de François Rabelais, Gargantua e Pantagruel.

III. O desenvolvimento da perspectiva matemática na pintura e a plena consciência de autonomia do artista são características do Renascimento Cultural, momento em que ocorre, segundo a maioria dos historiadores, uma drástica ruptura em relação ao período medieval, conhecido como “Idade das Trevas”.

IV. Segundo Max Weber, o calvinismo foi uma das fontes principais do espírito capitalista porque se difundiu a crença da necessidade de um maior “alheamento do mundo”.

V. “O papa não quer, nem pode, perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por sua própria vontade”. Esta e outras teses, publicadas por Martin Luther em 1517, na cidade de Wittemberg, estabeleceram acesa polêmica teológica sobre a infabilidade do papa e dos concílios.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Escolha uma das alternativas.