UNIOESTE 2008

Leia os tópicos abaixo:

I. A partir de1870, o líder messiânico Antônio Conselheiro passou a atrair seguidores e fiéis pelo interior do Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe. Tendo se fixado em 1893 na região de Canudos, Bahia, seus seguidores foram perseguidos em decorrência do fanatismo religioso e defesa da monarquia.

II. Euclides da Cunha, então correspondente do jornal “O Estado de S. Paulo”, testemunhou os momentos finais da Guerra de Canudos. Em 1902, lançou a obra “Os Sertões”, um clássico da literatura brasileira sobre o sertão, o povo e os combates.

III. A cidade de Belo Monte, fundada por Antônio Conselheiro em meio ao sertão baiano, entre novembro de 1896 e outubro de 1897, sofreu com quatro expedições militares enviadas pelo governo republicano. Arrasada pela força militar, teve um saldo de mais de dez mil mortes.

IV. Antônio Conselheiro reivindicava o retorno de Dom Sebastião, rei português desaparecido em 1578 numa batalha na África.

V. As ruínas de Canudos foram alagadas pela barragem de Cocorobó em 1969 e a população remanescente foi transferida para outro local, também chamado Canudos.

Sobre a Guerra de Canudos, assinale a alternativa que menciona os tópicos corretos:

Escolha uma das alternativas.