Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIOESTE 2010

“O Muro de Berlim tornou-se um símbolo da Guerra Fria. /.../ Construído em 1961 pelos soviéticos, visava separar de forma definitiva o lado oriental de Berlim de sua parte ocidental e capitalista. Antes de sua construção, os limites entre as duas partes foram isoladas e cercas de arame farpado colocadas à noite, de modo que as pessoas que se encontravam num dos lados da cidade não puderam mais sair. Milhares de pessoas tentaram fugir do lado oriental, gerando episódios espetaculares, mas muitos fracassaram nessas tentativas. Sua destruição, em 1989, pode ser considerada uma surpresa, na medida em que não foi negociada: de repente, alguém começou a bater marreta, abrindo uma brecha, no que foi seguido por outros e, em pouco tempo, diversos 'buracos' permitiram o encontro/reencontro dos alemães”.

(WINTTERS, Peter J. Fronteiras Abertas. In: MARQUES, Adhemar et. al. História do tempo presente. São Paulo: Contexto, 2003, p. 93).

Em novembro de 2009, comemoram-se vinte anos da queda do Muro de Berlim. Embora o autor citado considere que a sua queda foi uma “surpresa”, podem ser apontados motivos que levaram à sua derrubada. Nesse sentido, é correto afirmar que

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login