Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIOESTE 2011

A perda da camada superficial dos solos, rica em matéria orgânica, onde existe a vida microbiana e que permite o desenvolvimento da vida vegetal, é o principal resultado da erosão dos solos nas regiões tropicais úmidas. Sobre esse tema, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Em áreas desmatadas, o aumento da infiltração da água no solo reduz o escoamento superficial, podendo causar erosões hídricas como sulcos e voçorocas.

II. A voçoroca é um tipo de erosão hídrica que pode evoluir a partir de pequenos sulcos, atingindo centenas de metros de extensão e vários metros de profundidade e de largura. Sua recuperação é difícil e demorada, além de envolver custos relativamente elevados.

III. A erosão hídrica pluvial é causada pelo impacto das gotas da chuva e pela ação do escoamento superficial ou enxurrada.

IV. O processo de arenização é uma conseqüência da erosão eólica dos solos e tem prejudicado a atividade agrícola em algumas áreas do estado do Rio Grande do Sul e Paraná.

V. A perda de fertilidade do solo ocorre quando a erosão afeta o horizonte C que corresponde à camada do perfil de solo com elevado teor de húmus.

Escolha uma das alternativas.