Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNIOESTE 2011

A perda da camada superficial dos solos, rica em matéria orgânica, onde existe a vida microbiana e que permite o desenvolvimento da vida vegetal, é o principal resultado da erosão dos solos nas regiões tropicais úmidas. Sobre esse tema, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Em áreas desmatadas, o aumento da infiltração da água no solo reduz o escoamento superficial, podendo causar erosões hídricas como sulcos e voçorocas.

II. A voçoroca é um tipo de erosão hídrica que pode evoluir a partir de pequenos sulcos, atingindo centenas de metros de extensão e vários metros de profundidade e de largura. Sua recuperação é difícil e demorada, além de envolver custos relativamente elevados.

III. A erosão hídrica pluvial é causada pelo impacto das gotas da chuva e pela ação do escoamento superficial ou enxurrada.

IV. O processo de arenização é uma conseqüência da erosão eólica dos solos e tem prejudicado a atividade agrícola em algumas áreas do estado do Rio Grande do Sul e Paraná.

V. A perda de fertilidade do solo ocorre quando a erosão afeta o horizonte C que corresponde à camada do perfil de solo com elevado teor de húmus.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login